Sim, eu sei que era pra ter sido postado na quarta-feira, mas infelizmente minha cabecita não quis assim, então… MAIS UMA SEXTA FEIRA!!! Na edição de hoje vou falar sobre Fionna e Cake e as minhas impressões sobre essa série nova do universo de Hora de Aventura, naturalmente, não vou me segurar com spoilers, então estejam avisades. Bora lá?
Sobre a série
Fionna e Cake é uma série spin off de Hora de Aventura. Na série original, temos alguns episódios especiais da Fionna e Cake, que é basicamente uma fan fic do Rei Gelado, onde mostram as aventuras das duas, sendo o mundo delas bem parecido com o universo do Finn e do Jake, mas com o gênero trocado, basicamente, são episódios bem legais, eu lembro que quando eu assisti eu fiquei super impressionada, e gostava mais deles do que os do Finn e Jake.
Mas a série retrata esse mundo, depois dos acontecimentos de Hora de Aventura, onde o Rei o Gelado já não possui mais a coroa, e agora atende por Simon. E como o mundo de Fionna está na cabeça dele, enquanto ele usava a coroa, o mundo era mágico, mas então sem a sua coroa (eu não sei porque ele perdeu a coroa, eu não assisti hora de aventura completo… Eu quero ver tudo em ordem pra poder escrever sobre) o mundo de Fionna, que antes era mágico, apenas se tornou… Normal.
Episódios
O que move a trama, é a vontade da Fionna de recuperar a magia do seu mundo, e do Simmon de reencontrar e salvar Beth, o amor da sua vida.
E a cada episódio conhecemos mais e mais alguns universos do vasto multiverso de Hora de Aventura, a maior premissa da série, é a viagem entre mundos, em prol do autoconhecimento (mas eles não sabem disso ainda).
Alguns episódios me marcaram bastante, dentre eles o 2 primeiros episódios, principalmente o segundo, ambos mostram como a Fiona e o Simon se relacionam e interagem com o seu mundo, Fiona odeia cada segundo da sua vida, nunca para em um emprego, enquanto Simon se tornou extremamente triste e solitário. Acho que o segundo episódio é o mais interessante na minha opinião, ele é todo focado na vida de Simon, e mostra ele numa aventura com o Finn (que ta bombadasso), considero esses dois primeiros episódios vitais pra trama, porque nos introduzem principalmente às motivações dos personagens e a todo esse universo novo, também conhecemos o Escaravelho, que é o antagonista, que quer caçar Fionna e Cake, pois as viagens delas pelo multiverso está prejudicando e causando alterações por todo o tecido, e pelo universo delas ser um universo “ilegal”.
Outro episódio marcante, é o episódio 6, e MEU DEUS QUE EPISÓDIO INCRÍVEL, nele, Fionna, Cake e Simmon são transportades para um universo onde o Rei Gelado não foi consumido pela coroa, e ele é extremamente perfeitinho, TEM ATÉ UMA MÚSICA BEM DISNEY, minha musica favorita da série toda, até a animação acaba sendo diferente.
Nesse universo, quem é realmente a vilã, é a Princesa Jujuba, sendo ela EXATAMENTE como o Rei Gelado no universo que estamos acostumades, constantemente sequestrando o Rei Gelado pois ela é completamente apaixonada por ele, e todos os habitantes do Reino Doce são uma espécie de súditos-zumbis agora. É uma subversão muito interessante, mostrando a beleza de abordar o multiverso.
Porém, eventualmente descobrimos, que as coisas aconteceram assim neste universo, porque o Rei Gelado de alguma forma, conseguiu passar a loucura da coroa pra Princesa Jujuba. A maldição só foi quebrada quando a Fionna beija o Rei Gelado, fazendo com que ele evapore (?) e a Princesa Jujuba voltar ao normal que conhecemos e estamos acostumades. E o episódio termina com a Fionna, Cake e Simmon saindo desse universo com a Jujuba tentando botar as coisas de volta em ordem. Meu episódio favorito, sem dúvida.
Outro episódio simplesmente sensacional é o episódio 8: Jerry, acho que é um dos mais profundos e tristes, nele, a nossa trupe conhece esse multiverso onde todas as coisas parecem meio que abandonadas, a vibe desde o início é bem estranha, pois não tem ninguém, ta tudo abandonado, sem vida, vemos estruturas clássicas e conhecidas sem nada.
Logo mais, encontramos o carismático BMO (eu amo o BMO!!), que da um tour pra trupe pelo mundo, o objetivo deles nesse universo, seria consertar o controle que permite eles viajarem entre universos, e o BMO diz que a Princesa Jujuba pode ajudar. Chegando no castelo, descobrimos que a Princesa Jujuba é o BMO, incorporando ela, após algumas tentativas, BMO decide ligar a fonte de energia do controle nele mesmo, porém não funciona, e ele explode, e quebra o controle, fazendo com que eles fiquem presos naquele universo.
Durante esse episódios, vemos também flashbacks da história de amor entre Simon e Beth, mostrando realmente como as coisas aconteceram, e vendo da perspectiva do espectador, vemos o tanto que Simon foi egoísta com Beth, que o amava e o seguia, enquanto ele estava completamente obcecado pela coroa.
Eventualmente, conhecemos Jerry (que nomeia o episódio), que é ninguém mais ninguém menos que o Lich, então descobrimos o que aconteceu com esse universo, nesta realidade, ele foi bem sucedido, ele conseguiu extinguir toda a vida nas terras de Woo. E com isso, veio o vazio do objetivo concluído.
Usando da força mágica de Lich, Simon manda Fionna e Cake de volta para o universo da sua cabeça, afim de protegê-los do escaravelho, e logo após, Simon é transportado por um portal vermelho, assim iniciando a Season Finale.
A Season Finalle da série é um espetáculo a parte, enquanto Simon finalmente reencontra Beth, Fionna precisa defender o seu mundo do Escaravelho que quer destruir todo o seu mundo, por considerarem um erro e um perigo a sociedade.
Porém, temos a resolução de todos os problemas, Simon pede perdão a Beth, por ter sido egoísta e não a ter valorizado da forma que ela merecia, fazendo com que ambos possam de fato seguir os seus caminhos, já Fionna, com ajuda de Simon, canoniza seu mundo, fazendo com que sejam parte do tecido do Multiverso, logo, o Escaravelho não pode mais atingi-los.
O multiverso é confuso?
NÃO! O multiverso de Fionna e Cake é bem conciso, constantemente somos apresentades a novas e novas versões dos mesmos personagens, e isso é incrível. Temos um universo com a Jujuba é uma caçadora de vampiros, uma que ela é a grande vilã, um universo onde todes são bebês, um universo onde Finn é apenas um pai querendo proteger sua família, temos tantas possibilidades e coisas diferentes, eu acho que essa é a grande beleza de abordar o Multiverso. Na minha opinião poderia mostrar um pouquinho mais dos mundos, mas infelizmente é difícil em apenas 20 minutos.
Como eu disse, a beleza do multiverso é justamente explorar novas possibilidades, e eu não consigo não olhar pra mim mesma pensando sobre ele, quantas outras Triz existem por ai? E se eu tivesse escolhido outra profissão? E eu começo a pensar sobre a minha vida atual e eu fico ainda mais orgulhosa, eu vejo muito uma semelhança com Tudo Em Todo Lugar Ao Mesmo Tempo, onde os universos são as diferentes escolhas que foram tomadas, desde escolhas da evolução, quanto escolhas mínimas. E Fionna e Cake é isso, “Mas e se o rei gelado decidir ser bonzinho?”, “Mas se os vampiros tivessem ganhado?”. E quando começo a pensar sobre minhas escolhas até aqui, e como elas se formam quem eu sou, e pra mim, essa versão atual da Triz, nesses sets de escolhas, é a versão mais feliz e mais fodona de todas as outras.
Como eu me relaciono com Fionna e Cake?
Hora de Aventura sempre fez parte da minha infância/adolescência, eu cresci assistindo, também sou extremamente fã de Steven Universe, eu inclusive assisti de novo esse ano, então essas animações da Cartoon são uma parte bem importante da minha vida e da minha personalidade, e ver Fionna e Cake, com uma abordagem mais adulta na trama e na própria animação, eu sinto que esses personagens cresceram e amadureceram junto comigo.
E a própria abordagem, sobre mostrar diversos mundos, para entender o seu próprio, é algo que eu sempre fiz, eu sempre tive dificuldade de entender direito o que eu sentia, e ver filmes/séries/animações sempre me ajudou bastante, porque eu assistia pra entender melhor a mim mesma, e acho que Fionna e Cake é muito disso, você viaja por mundos, realidades diferentes, e no final, você se autodescobre a cada nova aventura, a Fionna que inicialmente conheceu Simon, não é a mesma que depois salva o seu próprio mundo, o Simon que trouxe acidentalmente a Fiona para seu mundo, não é o mesmo Simon que ajuda Fiona a salvar o seu mundo, eles evoluíram, aprenderam, mudaram, eles se perdoaram e se encontraram.
Fionna e Cake é uma série incrível, inclusive é uma das mais bem avaliadas no IMDB. A 2° temporada ainda não foi confirmada, mas mesmo que não seja, tivemos uma obra prima nessa 1 ° temporada, cada episódio contribui mais e mais com toda a trama que se foi criada, e vale muito muito a pena você assistir, mesmo que não tenha visto Hora de Aventura, não tem problema, você pode admirar essa animação sensacional.